terça-feira, 25 de outubro de 2016

O tempo na redação do Enem

          Uma dúvida comum aos que vão fazer o Enem é se devem começar a responder a prova pela produção textual ou pelas questões objetivas. E caso optem pela primeira possibilidade, quanto tempo dedicar à redação? A resposta varia de acordo com cada pessoa, mas o recomendável é começar pela questão discursiva. Além de valer mais pontos, a redação exige um maior trabalho intelectual; preencher as trinta linhas (ou um número aproximado) vai muito além de marcar xis. Com prática, pode-se desempenhar essa tarefa em pouco mais de uma hora. Essa é a faixa de tempo que os alunos gastam quando fazem os vestibulares simulados.
        Alguns se ressentem de escrever sob pressão, mas as notas que obtêm em classe não são diferentes das obtidas em casa. Às vezes são até melhores. Uma hipótese para explicar isso é que na classe eles ficam mais concentrados. Geralmente o tempo que se gasta “a mais” na elaboração do texto deve-se a atitudes inúteis, como reler períodos, retocar demais as frases, e não há como fazer isso num simulado com hora para terminar (e com o professor em cima, de olho). Uma boa dica é reler os parágrafos quando já estiverem prontos. Depois ler a redação por inteiro e mudar o que for conveniente.
         O controle do tempo é importante na redação porque os textos das questões objetivas são longos; retardar-se demais na escrita compromete a atenção que se deve dar a eles. Por outro lado, é possível ganhar tempo na resposta a essas questões caso se atente para determinadas especificidades que apresentam. Ao contrário do que ocorre em outros vestibulares, que nesse tipo de questionamento enfatizam o “conteúdo”, no Enem comumente se abordam tópicos formais ou pragmáticos (procedimentos ou intenções do autor, marcas linguísticas, níveis e funções da linguagem).
           Muitas vezes a resposta é percebida logo na primeira linha do texto de suporte, na qual se evidencia, por exemplo, uma marca de registro linguístico (formal, coloquial, regional). Outras vezes ela está nas próprias alternativas, que definem erradamente determinados conceitos (como os referentes às funções da linguagem). Há casos em que está num detalhe semântico; quem soubesse que um dos sinônimos de “matriz” é “base” acertaria sem muito trabalho a questão 113 do Enem 2013. O candidato deveria apontar a alternativa “e”, segundo a qual a escrita contribui para a evolução tecnológica por “fornecer base essencial para o progresso das tecnologias de comunicação e informação”. Constava no suporte que “a impressão (escrita) é a matriz que deflagrou todo esse processo educacional eletrônico”. Isso mostra que a atenção na leitura é fundamental.
             Elaborar um roteiro reduz bastante o tempo que se leva para produzir o texto. É melhor gastar cerca de meia hora fazendo um esquema e depois ir em frente, sem interrupções, do que ficar mudando o rumo do que se quer dizer. Também é útil, para escrever com presteza, usar um vocabulário transparente e objetivo. Hesitar demais entre um ou outro termo compromete o fluxo do pensamento e, obviamente, retarda a elaboração textual.      
        Outra forma de ganhar tempo é procurar compreender bem o tema, e para isso conta bastante a leitura cuidadosa dos textos motivadores. A adequada percepção do que a Banca pede ajuda a delinear o ponto de vista e escolher o foco, ou seja, o fio expositivo. A partir daí fica fácil selecionar argumentos, estabelecer relações entre os parágrafos e apresentar as propostas de intervenção social.
          Se quiser terminar logo seu texto, não se apresse. Lembre-se de que os minutos dedicados à reflexão jamais são perdidos. Procure antecipar mentalmente o que vai escrever; por meio de pequenos tópicos (frases ou fragmentos de frase), faça um inventário das ideias a serem desenvolvidas e só redija a versão final quando tiver um arcabouço (ou seja, um esqueleto) completo do texto. Poucos têm paciência para fazer isso, mas os que fazem são depois premiados com uma fácil trilha a percorrer. E, sobretudo, com um precioso ganho de tempo. 

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