sexta-feira, 21 de junho de 2019

Enem - Refazendo uma proposta de intervenção

    O fragmento abaixo constitui a conclusão de uma redação argumentativa sobre os problemas do envelhecimento no Brasil. Leia-o:

     Logo, tornam-se imprescindíveis reformas de âmbito governamental para contribuir no bem-estar desse montante populacional crescente, com alterações no sistema público de saúde, desde a sua estrutura até a adesão de médicos qualificados para o tratamento de idosos, principalmente com doenças crônicas, a privatização e modernização de asilos, objetivando melhorar a qualidade no cuidado aos mais velhos, e uma maior fiscalização quanto ao respeito e cumprimento dos benefícios a essa faixa etária, que é essencial na sociedade brasileira.
        
     Os principais pontos negativos dessa passagem são:

1) falta de pontuação;
2) acúmulo de propostas sem nenhum elemento de ligação entre elas;
3) uso excessivo de substantivos em vez de infinitivos.

  O resultado é um nivelamento caótico de informações apresentadas num só período, o que dificulta a leitura e enfraquece as sugestões.

   Uma forma de melhorar o texto é destacar as propostas apresentadas (em negrito) e elencar as tarefas associadas a cada uma. Podem-se já substituir os substantivos por infinitivos:

- alterar o sistema público de saúde
(como?) modificando-lhe a estrutura e contratando médicos qualificados
- privatizar e modernizar os asilos
(para quê?) melhorar a qualidade do cuidado com os mais velhos
- fiscalizar o cumprimento dos benefícios

    O passo seguinte é reescrever o texto inserindo os operadores argumentativos, que vão estabelecer a ligação entre os períodos. Como nessa parte do texto não há argumentação, tais operadores vão ser basicamente de acréscimo (também, ainda, ademais etc.):

      Logo, são imprescindíveis reformas que contribuam com o bem-estar desse crescente segmento populacional. O governo deve alterar o sistema público de saúde, modificando-lhe a estrutura e contratando médicos qualificados para o tratamento de idosos – sobretudo os que padecem de doenças crônicas. É preciso também privatizar e modernizar asilos, objetivando a melhora no cuidado com os mais velhos. É necessário ainda fiscalizar o cumprimento dos benefícios destinados a essa faixa etária, que é essencial para a sociedade brasileira.

  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário