terça-feira, 17 de julho de 2018

Os cinco erros mais graves na redação do Enem


           Produzir um texto expositivo

O gênero exigido pelo Enem é a dissertação argumentativa. Isso implica apresentar um ponto de vista e defendê-lo com argumentos. A redação meramente expositiva se confunde com a descrição. Mesmo que tenha um bom nível informacional, não revela por parte do aluno a capacidade de defender um ponto de vista.

           Repetir ideias

Repetir ideias é mais grave do que repetir palavras. A repetição de palavras diz respeito ao estilo; já a repetição de ideias denota a incapacidade de articular o raciocínio, ou seja, atenta contra a progressão (um dos principais requisitos do texto discursivo). Nada irrita mais o leitor do que se deparar com o que já foi dito.

           Ignorar (ou copiar) os textos motivadores

Os textos motivadores complementam a formulação do tema. Quando bem aproveitados, ajudam na escolha do ponto de vista a ser defendido e dão suporte à argumentação, pois comumente trazem informações, dados estatísticos e avaliações criteriosas dos problemas. Só não devem ser objeto de cópias, pois nesse caso o que deveria ser aproveitamento vira plágio.

          Cometer falhas de coesão e coerência

Coesão e coerência concorrem para dar unidade ao texto. É praticamente impossível distinguir uma da outra, mas grosso modo se diz que a coesão diz respeito à forma; e a coerência, ao sentido. Um texto é coeso e coerente quando utiliza os mecanismos formais adequados e não apresenta contradições (entre os requisitos formais estão a escolha correta das palavras e o uso adequado dos vocábulos que fazem referência a outros).

           Cometer infrações à norma culta

A Competência 1 destaca a importância de conhecer a gramática e usar o registro formal (ou culto). O candidato deve ficar atento a isso, pois falhas gramaticais são facilmente percebidas e constituem uma espécie de cartão-postal (negativo, no caso). Sugerem falta de leitura e de aplicação escolar, o que de antemão gera desconfiança nos corretores quanto à competência redacional do candidato. Afinal de contas, escrever certo é uma das primeiras condições para escrever bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário