domingo, 7 de janeiro de 2018

O tema da redação da Fuvest 2018

O tema de redação da Fuvest, “Devem existir limites para a arte?”, relaciona-se com a polêmica exposição Queermuseu, cancelada pelo Santander Cultural  de Porto Alegre após críticas nas redes sociais e agressões no próprio recinto. O episódio suscitou acalorados debates sobre a velha questão da liberdade artística.  
Deve-se limitar essa liberdade em nome da moral e dos bons costumes? É lícito cercear o direito à criação quando se sabe que os artistas espelham as contradições e deformações da sociedade? Essas são questões sobre as quais o candidato deveria se posicionar.
O tema da Fuvest  envolve, em última instância, a questão da censura e da liberdade de expressão. Lembra a polêmica que se instaurou quando o Enem se propôs a anular as redações que ferissem os direitos humanos. A Justiça em boa hora impediu que isso fosse feito, pois é melhor saber o que a juventude verdadeiramente pensa do que ter dela um falso retrato. O direito de se expressar, por meio de obras de arte ou de dissertações num exame nacional, deve ser preservado porque é uma das condições essenciais para a democracia.
Os primeiros alunos a deixar os locais de provas consideraram o tema “fácil”, “interessante” e “melhor do que no ano anterior”. Ao contrário do ano passado, em que a banca centrou-se num tema filosófico  que citava Kant e remetia aos fundamentos do Iluminismo, neste ano ela partiu de um debate recente, privilegiando fatos e não conceitos. Isto sem dúvida facilitou o posicionamento dos candidatos e a construção dos argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário